Modo Seguro Windows 8x e Windows 10

O foco neste post é entrar no Modo Seguro nos Windows 8x e Windows 10. Nas versões anteriores do Windows já é bem conhecido o processo de pressionar repetidamente a tecla F8 ao inicializar o computador. E também lembrar que muitas placas-mãe estão utilizando a tecla F8 para outras funções, como por exemplo, de chamar a ordem de boot como a ASUS.

Com o sistema funcionando, pressione as teclas Windows+r e digite msconfig
Vá na aba Inicialização do Sistema, marque Inicialização Segura e se quiser acesso à internet marque também a opção Rede. Pressione OK e reinicie o computador, depois de fazer o que for preciso no Modo Seguro, repita os passos e desmarque a Inicialização Segura para reiniciar normalmente.

Ainda com o sistema funcionando você pode reiniciar para entrar no Ambiente de Recuperação, veja neste post como entrar no Ambiente de Recuperação:
Ambiente de Recuperação do Windows-WinRE

Vá em Soluções de Problemas, Opções Avançadas, Configurações de Inicialização e terá a imagem abaixo:

Clique no botão Reiniciar, após o computador reiniciar terá as opções abaixo. Pressione F4 ou simplesmente 4 (Habilitar Modo de Segurança) para reiniciar novamente e voltar no Modo Seguro.


Se o sistema não estiver funcionando você pode iniciar o computador com um DVD/USB de instalação do Windows, ir em Reparar Computador e você entrará no Ambiente de Recuperação. Então é só seguir os passos acima.


Se você quiser habilitar a tecla F8 nos Windows 8x e Windows 10 execute os comandos abaixo. Mas certifique-se que sua placa-mãe não esteja usando a tecla para outra função.

Abra o CMD (Prompt de Comando) como Administrador e digite:
> bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

Se não funcionar tente:
> bcdedit /set {bootmgr} displaybootmenu yes

Para desfazer digite o comando abaixo:
> bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard

Então ao pressionar a tecla F8 durante a inicialização do computador terá:

Pode acontecer de não termos a opção Configurações de Inicialização no Ambiente de Recuperação.


Neste caso é possível criar um atalho para o Modo Seguro no Ambiente de Recuperação.
Abra o CMD (Prompt de Comando) como Administrador e digite:
> bcdedit /enum /v


Na saída do comando, localize a seção Carregador de inicialização do Windows. Na seção correspondente ao Windows 8 (confira isso na linha description), selecione o código que aparece entre chaves na linha identificador. Após selecionar o código, clique com o botão direito do mouse para copiá-lo (CTRL + C não funciona ali)

Agora digite o comando a seguir e cole o código no local indicado:

bcdedit /copy {cole o código aqui} /d “Windows 8 (Modo Seguro)”

Para colar, basta clicar com o botão direito do mouse novamente. Ao teclar Enter, uma nova entrada no menu de inicialização é criada.

Observe, na janela do Prompt de comando, que junto com a mensagem de confirmação aparece um novo código. Selecione e copie esse código também, da mesma maneira que foi feito anteriormente.

Digite o comando a seguir e cole o código no local indicado:

bcdedit /set {cole o código aqui} safeboot minimal

Ao teclar Enter uma mensagem informando de que a operação foi realizada com sucesso será exibida.

Fim. Isto criará um atalho para o Modo Seguro no Ambiente de Recuperação. Para comprovar entre no Ambiente de Recuperação, vá em Usar Outro Sistema Operacional.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Contas Usuários Locais - Modo CMD

Recuperar Boot (MBR-Partição Reservada ao Sistema) no Windows